Balaústres

Tipos de balaústre: como usar, dicas, onde comprar + fotos!

tipos-de-balaustre

Quais os melhores tipos de balaústre e como usar? Descubra qual material escolher, o mais barato e durável. Saiba onde comprar e veja fotos para se inspirar. Saiba qual material seria o mais indicado para seu projeto.

O balaústre é um pilar charmoso comumente usado em conjunto, servindo para garantir a segurança de pessoas e animais, sobretudo em sacadas, piscinas e escadas.

Quer descobrir qual é o tipo de balaústre mais econômico, durável e confiável?
Afinal, qual escolher para não ter dor de cabeça e evitar perder dinheiro?
Ainda mais, descubra onde comprar no Rio de Janeiro e veja +10 exemplos criativos e lindos dos clientes da Imperial Artefatos Rio para inspirar você!

Conhecido por unir beleza, leveza e requinte em uma única peça, o balaústre é ideal para quem deseja trazer para o ambiente um toque mais clássico, elegante e agradável.

banner-imperial-balaustre

O que é balaústre?

Balaústre é um elemento de ornamentação muito usado na arquitetura, e sua tendência estética inclui grega, francesa e romana.

Além disso, quando instalado em conjunto, o balaústre contribui para a segurança e a valorização da sua casa.

Ao transformar espaços antes perigosos em ambientes mais seguros, o balaústre promove um melhor aproveitamento da área útil.

balaustre-area-gourmet
Balaústre em área gourmet | Imagem: Imperial Artefatos Rio

Para que serve o balaústre?

O balaústre pode ser usado como base para corrimão, cercar áreas, guarda-corpo para pontes, ampliar muros, dentre outras coisas.

Os benefícios e a durabilidade dependem diretamente do material escolhido, assim como do local de instalação. Por isso você deve ter uma atenção redobrada na hora de escolher o seu balaústre.

Você sabia? Uma sequência de balaústres formam uma balaustrada.

balaustrada-em-sacada
Balaustrada | Imagem: Imperial Artefatos Rio

Afinal, qual escolher para não ter prejuízos? Eis a questão! Abaixo iremos exemplificar melhor para que você possa fazer uma boa escolha.

Origem do balaústre

O balaústre é usado desde o início da renascença na arquitetura civil. 

Após a Idade Média, de aproximadamente 1300 a 1600, um novo interesse pelo design clássico renasceu, incluindo o design do balaústre.

Por mais que não existam informações oficiais sobre a origem do balaústre, sua invenção geralmente é considerada uma característica da arquitetura renascentista.

O elemento arquitetônico foi incorporado por arquitetos renomados, como Vignola, Michelangelo e Palladio.

biblioteca-marciana-em-veneza
Biblioteca Marciana em Veneza

O balaústre foi usado em varandas dos palácios de Veneza e Verona, na Itália, no final do século XV, início do Renascimento.

Uma das principais funções do balaústre era estética, servia para esconder parte do telhado de prédios públicos, igrejas e mansões, similar às modernas e atuais platibandas ou casas sem telhado aparente.

O balaústre também era usado nas janelas dos edifícios, a fim de combinar com a decoração da fachada.

Outro exemplo muito famoso é a Basílica de São Pedro, do século XVI, no Vaticano [foto abaixo].

basilica-de-sao-pedro-vaticano
Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Já em meados de 1650, o formato foi se modificando e ficando mais parecido com um vaso.

Nessa época, o balaústre era esculpido em pedra ou madeira.

Origem da palavra

A palavra em si já traz consigo um conceito de designer.

A palavra balaústre vem do latim “BALAUSTUM”, e do Grego “BALAUSTION”, que significa “botão da flor da romã”, enfatizando a semelhança das curvas da flor com as colunas torneadas.

balaustre-origem
A inspiração do designer do balaústre foi a flor da romã.

Romãs são frutas ancestrais nativas do Mediterrâneo, Oriente Médio, Índia e Ásia, e é por isso que o balaústre surgiu primeiro nessas regiões.

Trazendo consigo um conceito poderoso de fertilidade, a romã era uma excelente escolha para a época em que as construções buscavam refletir a beleza e a harmonia da natureza.

Por exemplo, o topo de uma coluna coríntia é decorado com folhas de acanto.

Onde instalar balaústre e cuidados ao escolher

O balaústre é muito usado em escadas, terraços, piscinas, pontes, ampliar muros, decorar fachadas, delimitar espaços, entre outros.

É fundamental e indispensável pensar em segurança e proteção, ainda mais quando o assunto é balaústre para piscina, onde a estrutura se faz necessária para a proteção. Essa deve ser a principal função do balaústre.

Esteja atento às normas de segurança. De acordo com a ABNT, para a segurança de todos, o espaço entre as peças não pode ultrapassar 11cm e a altura deve ter no mínimo 1,10 metros.

Leia também:
Quantos balaústres por metro? Saiba o espaçamento correto do balaústre!
Balaústre para Sacada: Cuidados, Vale a pena? + exemplos lindos!

balaustre-para-sacada
Balaústre de concreto em sacada | Imagem: Imperial Artefatos Rio

Dica: A altura do balaústre de concreto, por exemplo, pode ser ampliada com uma base feita com blocos de concreto por baixo com o intuito de chegar ao tamanho desejado.

Qual balaústre escolher para cada projeto

Existem no mercado vários tipos de balaústre e o material usado na sua confecção interfere diretamente na sua durabilidade.

Fazer a melhor escolha é essencial para não ter prejuízos e queimar dinheiro.

Descubra qual tipo de balaústre é o mais indicado para o seu projeto.

Balaústre de gesso

O balaústre de gesso, apesar de lindo, é uma peça mais frágil, podendo quebrar ou trincar com facilidade, sobretudo no transporte das peças. É um material que requer muitos cuidados especiais.

balaustre-de-gesso
Ilustração de balaústre de gesso

Além de jamais poder ser usado em áreas externas devido a sua alta sensibilidade ao clima e/algum possível incidente, pode sofrer danos irreparáveis caso tenha contato com água ou qualquer tipo de umidade.

Por se tratar de um material mais sensível, seu tempo de vida útil costuma ser bem curto.

Não pode nunca ser lavado, nem entrar em contato com qualquer tipo de líquido, mesmo que sem querer, podendo se dissolver completamente e trazer muitos transtornos.

Balaústre de madeira

O balaústre de madeira é bastante comum e mais indicado para escadas e casas de madeira, a fim de expandir o projeto usando o próprio material.

A durabilidade do balaústre de madeira está diretamente ligada ao tipo de madeira que foi processada e torneada.

Ou seja, as peças mais duráveis custam caro e são difíceis de encontrar.

balaustre-de-madeira
Balaústre de madeira

Além disso, para não comprometer sua estrutura, não são indicados para áreas externas e deve-se evitar o contato com a água ou líquidos em geral, uma vez que o produto não possui resistência à umidade.

O balaústre de madeira costuma ser mais fino do que os outros tipos de materiais, sendo necessário colocar mais peças por metro linear para que os vãos não fiquem grandes e comprometa a segurança.

Balaústre de ferro

O balaústre de ferro é usado em corrimãos e escadas, sempre em ambientes internos, pois o material não possui tanta resistência à umidade.

balaustre-de-ferro
Balaústre de ferro

A durabilidade do balaústre de ferro está ligada ao material que foi usado para confeccioná-lo. Por exemplo, certos tipos de ferro duram anos, e outros são mais frágeis, podendo quebrar, amassar ou entortar.

Além de ser mais caro que outros materiais, são mais difíceis de encontrar.

Assim como os de madeira, o balaústre de ferro tende a ser menos robusto comparado a outros materiais. Com isso, a tendência é colocar as colunas mais próximas umas das outras para evitar acidentes.

Balaústre de concreto

balaustre-de-concreto
Balaústre de Concreto: Preços, onde comprar, dicas e exemplos lindos

O balaústre de concreto, por sua vez, é versátil, sendo indicado para ambientes internos e externos, sempre chamando atenção por seu charme e beleza.

Ao contrário do que acontece com os balaústres de madeira, gesso e ferro, o balaústre de concreto é ideal para fachada, piscina, escadas, jardins, varandas e muros, tudo isso graças a sua alta resistência à umidade.

A durabilidade do balaústre de concreto está ligada à matéria prima utilizada e ao método de produção usado pela empresa. Por isso, esteja atento e escolha peças de boa procedência para então assim, evitar dores de cabeça mais tarde.

Qual balaústre escolher e qual tem o melhor custo-benefício

balaustre-para-muro
Balaústre para muro | Imagem: Imperial Artefatos Rio

Comparado a outros materiais, o balaústre de concreto tende a ser muito mais barato, porém também não é fácil de encontrar.

Além disso, o balaústre de concreto e cimento são duráveis e conseguem lidar melhor com as mudanças de temperatura, como chuvas, geadas e calor, diferente de outros materiais.

Mão na massa: Aprenda um passo a passo simples de como pintar balaústre de concreto de forma profissional.

O balaústre de concreto ou cimento costuma ter mais volume do que os outros materiais, o que diminui significativamente a quantidade de peças por metro linear, economizando ainda mais.

banner-imperial-balaustre

Outras vantagens de investir em balaústre de concreto

  • Instalação rápida e fácil;
  • Pode lavar;
  • Dispensa grandes manutenções;
  • Fácil de reparar;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Boa durabilidade e etc.

Além da cor natural elegante do cimento, o balaústre de concreto pode ser pintado de outras cores a fim de combinar com a ornamentação da casa. A cor mais usada é a branca.

Que tal dar uma renovada no seu jardim usando balaústre de concreto? Eles ficam lindos!

balaustre-jardim
Balaústre em jardim | Imagem: Imperial Artefatos Rio

O balaústre em varanda é muito popular no Brasil, e seu uso vai muito além. Também são usados quintal e sacadas de casas americanas.

Talvez ampliar o muro da sua casa seja uma ótima ideia!

Balaústre em muro trás mais segurança e muito mais privacidade para a sua família.

Onde comprar balaústre de concreto no Rio de Janeiro

A Imperial Artefatos Rio fornece ótimos balaústres de concreto no Rio de Janeiro. Com um atendimento humanizado diferenciado, é referência na fabricação de balaústre de concreto desde 2016.

São mais de 5 anos movendo esforços para entregar um produto de ótima qualidade, prontos para pintura, com o melhor acabamento liso-rústico do estado.

Faça hoje mesmo o seu orçamento grátis no conforto do seu lar, por meio do WhatsApp!

Temos vendedores de plantão prontos para tirar todas as suas dúvidas. 

Confira as vantagens de adquirir os balaústres de concreto da Imperial:

  • Ótima qualidade;
  • Balaústres prontos para pintura;
  • Melhor acabamento liso-rústico do Rio;
  • Recomendado por 99% dos clientes.
  • Parcelamento em 6x sem juros no cartão de crédito, e muito mais!
botao-fale-conosco

Caso o botão não funcione, chame no WhatsApp (21) 97490-2963.

Agora queremos saber de você!

Você já conhecia esse elemento e sabia qual balaústre escolher para seu projeto? Conta tudo para gente aqui nos comentários!

Aproveite para seguir a Imperial no Instagram e se inspirar!

Espero que tenha gostado do post que preparamos com todo carinho para você.
Compartilhe com os seus amigos na redes sociais.
Até o próximo post!

Imagens: Imperial Artefatos Rio. Todos os direitos reservados.

Fontes: Study, ThoughtCo e Hisour.

Related posts
Balaústres no Brasil

Encontre balaústre no Rio de Janeiro: Onde comprar no RJ?

Balaústres

Balaústre para Piscina: Qual escolher, cuidados, onde comprar

Balaústres

Balaústre para Varanda: Qual escolher, onde comprar +exemplos lindos

Balaústres no Brasil

Encontre balaústre em Pernambuco: Onde comprar em PE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.